top of page

Como você lida com o luto?

  • Foto do escritor: Thais Coutinho Souza
    Thais Coutinho Souza
  • 14 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura
Urna para pet.
Ao ouvirmos sobre luto há sempre uma percepção de perda de alguém, seja um parente próximo, amigo ou colega de trabalho. Entretanto, a experiência do luto envolve a perda de algo ou alguém significativo na vida da pessoa, podendo ser a perda de um pet querido, uma condição financeira que se modificou de forma abrupta, um ideal de filha, entre outros. Cada indivíduo terá uma vivência do luto de maneira única, e de forma diferente a cada perda que surgir ao longo de sua história.
O luto é compreendido como uma das situações mais desafiadoras que podemos enfrentar, ainda mais porque não é algo que aprendemos a lidar melhor a cada experiência sentida. Afinal, como lidamos com a dor da perda? Sabemos o que esperar diante do luto? Existem uma série de emoções, pensamentos e comportamentos que são naturais e esperados durante o luto, como tristeza, raiva, frustração, culpa, negação, desejo de ficar sozinha e questionamentos sobre o motivo da perda.
Pode ocasionar também descrença com o futuro, reações físicas como insônia e perda de apetite, confusão de identidade e reavaliações de valores e crenças pessoais. O modo como nos comportamos diante da perda é único, não existe uma regra ou um jeito certo de vivenciar o luto.
Reza
Dessa forma, o processo de elaboração do luto torna-se complexo e singular, envolvendo a capacidade de adaptação à nova realidade que se apresenta à pessoa após a perda. Essa jornada pode ser dolorosa mas é importante lembrar que não é preciso estar sozinha nesse momento delicado da vida. Encontrar apoio emocional e orientação profissional qualificada pode ser fundamental para a elaboração da perda de maneira saudável e cuidadosa.

Entre em contato comigo e dê o primeiro passo no seu processo de cuidado pessoal.


 
 
bottom of page